terça-feira, 29 de maio de 2012

Actividade para os alunos do 12º ano - ECONOMIA A


Portugal no contexto da União Europeia
Portugal apresenta, após a integração europeia, uma evolução globalmente positiva, que confirma a irreversibilidade deste processo. Ninguém ousa fazer cenários sobre o que seria a economia e a sociedade portuguesas num contexto de fechamento à influência europeia. (...)
Portugal deixou de estar condenado à periferia de uma Europa em franco progresso e tornou-se mais apto a enfrentar os desafios da globalização. (...)
Com a ajuda dos fundos estruturais - a maior operação de solidariedade na história de Portugal -, o país foi elevado a outro nível de expansão económica, como evidencia a convergência do seu PIB com a média comunitária. O país progrediu em termos da melhoria de indicadores de qualidade de visa e de saúde, transformou profundamente as suas condições de mobilidade / acessibilidade (...).
Portugal, vinte anos de integração europeia. INE, 2007 (adaptado)



Elabore um pequeno comentário ao texto citado,
- apresentando vantagens ou desvantagens para Portugal da adesão à União Europeia; ou
- identificando sinais da presença da União Europeia em Portugal.

20 comentários:

  1. Bruna Torres 6C11

    Na minha opinião a entrada de Portugal para a UE teve vantagens principalmente a nível do comercio pois aumentou assim o leque de países para que podia exportar livremente sem ter de pagar taxas ou direitos aduaneiros . Também a livre circulação de pessoas serviços e capitais foi uma vantagem permitindo que as pessoas circulassem livremente pelos países da união e pudessem trabalhar lá e ate mesmo estudar . Mas apesar de isto ser uma vantagem pode ser ao mesmo tempo uma desvantagem pois com a eliminação do controlo das fronteiras há um aumento da criminalidade e também da origem a trágicos e a imigrações ilegais . A nível económico foi bom para Portugal receber os fundos da UE para a coesão económica e social mas também foi mau para nos termos de cumprir as regras do banco europeu pois hoje estamos a ser totalmente controlados em matéria financeira pelo fmi e pela troika precisamente por nao respeitarmos as regras e os limites impostos pelo banco central europeu. Acho que adesão ao euro nao foi vantajosa para Portugal pois com a nossa moeda ( escudo) hoje conseguíamos ser muito mais competitivos com outros países do que somos e nao estaríamos a passar por uma crise tão complicada.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião a entrada de Portugal na União Europeia foi boa pois, os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, o nível educacional também. Também abrimos as nossas portas aos outros cidadãos europeus, mas penso que todo este intercâmbio é benéfico, pois muitos dos nossos tinham saído.
    Existiram várias vantagens que foram: Os grandes subsídios europeus;
    Do ponto de vista político e económica a adesão foi essencial e benéfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento;
    A nível social, a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar.

    Mas obviamente também existiram desvantagens: A perda de soberania de Portugal;
    Não assume extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior;
    O facto de quando Portugal aderiu à UE em 1986, esta já se encontrava numa fase em que era excedentária em produtos agrícolas e industriais e fez com que não tivessemos tanto dinheiro como outros países.
    Com estes factos acho que a entrada de Portugal na União Europeia não foi vantajosa de todo, pois poderíamos ser mais competitivos com outros países se ainda tivéssemos o escudo como moeda oficial, evitando assim a crise actual.

    Margarida Vilela 6C11

    ResponderEliminar
  3. Devemos olhar para a adesão de Portugal na União Europeia como uma janela de oportunidades e não de ameaças. A entrada de Portugal na UE foi benéfica pois, os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, o nível educacional também.
    As razões da integração de Portugal na CEE foram as seguintes:
    - consolidação da jovem democracia;
    - consolidação da estabilização política;
    - promoção do desenvolvimento da sua economia;
    - acompanhar o processo de integração.
    A adesão trouxe inúmeras vantagens como:
    - aumento do comércio;
    - aumento do investimento estrangeiro em Portugal;
    - modernização das infra-estruturas;
    - alterações no sistema financeiro;
    - legislação sobre a defesa do ambiente;
    - legislação do trabalho.
    Pode-se dizer também que a adopção da moeda única trouxe diversas vantagens ao nível do aumento das transacções, do equilíbrio das taxas de juros e da facilidade de compreensão de valores, mas retirou a cada um dos Estados Membros um importante instrumento macroeconómico que era o poder de decisão sobre a valorização e desvalorização da sua moeda que permitia aumentar pontualmente a competitividade dos seus produtos no mercado externo, com vista ao equilíbrio da sua balança comercial e com os evidentes ganhos ao nível do seu crescimento económico.
    O alargamento da UE representa, para alguns, uma oportunidade histórica como unir a Europa, estender a estabilidade e a prosperidade a um maior número de Estados, consolidar a transição política e económica, alargar o mercado comum e aumentar a influência da EU no contexto mundial.
    A última vaga de alargamento da UE traz grandes desafios à economia portuguesa:
    - redução dos fundos estruturais e de coesão;
    - aumento da concorrência;
    - deslocalização do IDE para os novos Estados-membros;
    - aumento do fluxo migratório;
    - diminuição do peso político de Portugal nas instituições comunitárias.
    Assim pode-se concluir que a adesão a Portugal foi boa, mas por um lado trouxe-nos desvantagens que foi sobretudo sofrer com a concorrência dos outros Estados-Membros, que não é lá muito agradável para Portugal.

    Adeline Pereira 6C15

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião a entrada de Portugal na U.E. foi boa pois, os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, o nível educacional também. Também abrimos as nossas portas aos outros cidadãos europeus, mas penso que todo este intercâmbio é benéfico, pois muitos dos nossos tinham saído.

    As vantagens foram :

    Os grandes subsídios europeus;
    Do ponto de vista político e económica a adesão foi essencial e benéfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento;
    A nível social, a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar.

    As desvantagens:

    A perda de soberania de Portugal;
    Não assume extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior;
    O facto de quando Portugal aderiu à UE em 1986, esta já se encontrava numa fase em que era excedentária em produtos agrícolas e industriais e fez com que não tivéssemos tanto dinheiro como outros países.

    Carina Duarte 6C11

    ResponderEliminar
  5. A meu ver, a adesão de Portugal à União Europeia, foi uma mais valia pois, os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, assim como o nível educacional.
    Esta adesão permitiu inúmeras vantagens como, a livre circulação de pessoas, serviços e capitais, permitindo a circulação livre de pessoas pelos países da UE onde lá pudessem trabalhar ou estudar; houve o aumento do comércio; o aumento do investimento estrangeiro em Portugal; a modernização das infra-estruturas; entre outras vantagens. Apesar das vantagens existentes, há também algumas desvantagens tais como,a eliminação do controlo das fronteiras levou a um aumento da criminalidade e as imigrações ilegais; o aumento da concorrência; a perda de soberania portuguesa; quando Portugal aderiu à UE em 86, este já se encontrava numa fase em que era excedentário em produtos agrícolas e industriais o que fez com que não tivessemos tanto capital como outros países.
    Assim, concluo que com este número de desvantagens, a adesão de Portugal à UE não foi assim tão ventajosa, pois Portugal podería competir com outros países se ainda tivesse como moeda oficial, a moeda antiga (o escudo), o que efectivamente evitaria a crise que estamos a sofrer.

    Mariana Pires 6C11

    ResponderEliminar
  6. Com a entrada de Portugal na U.E os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, o nível educacional também. Também abrimos as nossas portas aos outros cidadãos europeus, mas penso que todo este intercâmbio é benéfico, pois muitos dos nossos tinham saído.
    As vantagens foram os grandes subsídios europeus,
    do ponto de vista político e económica a adesão foi essencial e benéfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento,a nível social, a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar. Apesar dessas vantagens houve desvantagens com a perda de soberania de Portugal, não assume extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior, o facto de quando Portugal aderiu à UE em 1986, esta já se encontrava numa fase em que era excedentária em produtos agrícolas e industriais e fez com que não tivessemos tanto dinheiro como outros países.
    Francisco Antunez 6C11

    ResponderEliminar
  7. A adesão de Portugal à União Europeia foi benéfica, uma vez que os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção, o nível económico e o nível educacional aumentaram e abrimos as nossas portas aos restantes cidadãos europeus, o que se tornou bastante benéfico para o nosso país.
    As vantagens desta adesão foram então, os grandes subsídios europeus, a nível político e económico foi essencial e benéfica para todos os que apoiam a democracia e o desenvolvimento e a nível social a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar e estudar.
    Apesar de todos esses beneficios trouxe também algumas desvantagens, como a perda de soberania de Portugal, não assumir extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior e o facto de que quando Portugal aderiu à UE em 1986, esta já se encontrava numa fase em que era excedentária em produtos agrícolas e industriais e fez com que não tivessemos tanto dinheiro como os restantes países europeus.

    Crina Silva 6A13

    ResponderEliminar
  8. José Pedro Lameiras 6C114 de junho de 2012 às 17:51

    Penso que a entrada de Portugal na UE foi vantajosa devido à atribuição de fundos muito necessários e ao desenvolvimento em geral. Isto permitiu que o país progredisse economicamente.

    Os cidadãos passaram a ter cidadania europeia e vantagens face aos mercados, como isenção de taxas aduaneiras.

    Recebemos também subsídios e fundos que permitiram avançar na agricultura e tecnologia.

    Ultimamente, porém, com a recente adesão de países com custos de produção menores que os de Portugal, o nosso país tem vindo a ser prejudicado, visto que investir nos países de leste é mais lucrativo.

    José Pedro Lameiras 6C11

    ResponderEliminar
  9. "Portugal apresenta, após a integração europeia, uma evolução globalmente positiva",eu concordo com esta afirmação. Embora apresente tanto vantagens como desvantagens. Algumas das vantagens(oportunidades) são :Condições atractivas param o investimento potenciadas pelas economias emergentes;Novas oportunidades para as empresas e para os grupos económicos e financeiros;Maior desenvolvimento social;Maior possibilidade de internacionalização da economia portuguesa e do alargamento do potencial mercado consumidor dos produtos portugueses;Participação no maior mercado comum do mundo, que abre oportunidades a Portugal, tanto na Europa como a nível mundial. Já algumas das desvantagens (desafios) são :Aumento da concorrência comercial;Desvio de fluxos de investimento;Redução da intensidade dos apoios comunitários;Aumento do carácter periférico de Portugal.Gerir a influência portuguesa na tomada de decisões da U.E (dificultada pelo aumento de membros e interesse de uma comunidade alargada).
    Na minha opinião e na maioria dos Portugueses a adesão à zona euro,ou seja, a adesão à moeda- euro - não foi boa opção para Portugal pois, possivelmente com com o escudo éramos capazes de ser um país mais competitivo para com os restantes países da União Europeia.
    Francisca Carvalho 6C11

    ResponderEliminar
  10. Na minha opinião a entrada de Portugal na U.E. foi uma boa escolha pois permitiu a Portugal um aumento do nível de produção, do nível económico e do nível educacional.
    A livre circulação de pessoas, serviços e capitais foi uma das vantagens que permitiu a livre circulação pelos países da união Europeia permitindo assim maior facilidade em viajar, trabalhar e estudar. Os subsídios europeus, as novas oportunidades para as empresas e para os grupos económicos e financeiros, a maior possibilidade de internacionalização da economia portuguesa e a nível social foram outras das vantagens trazidas pela introdução de Portugal na União Europeia.
    Como desvantagens podemos observar: uma redução da intensidade dos apoios comunitários, perda de soberania de Portugal, a eliminação do controlo das fronteiras que levou a um aumento da criminalidade e as imigrações ilegais.
    Em suma acho que a adesão de Portugal à UE não foi assim tão vantajosa, pois Portugal poderia competir com outros países se ainda tivesse a moeda antiga (o escudo), o que poderia evitar a crise que estamos a sofrer hoje em dia.

    Anabela Lopes 6C11

    ResponderEliminar
  11. Do meu ponto de vista a entrada de Portugal na União Europeia foi vantajosa a certos níveis mas tambem foram visiveis algumas devantagens.
    As vantagens que podemos constatar foram: expansão do mercado, o que levou Portugal aceder a um mercado enorme que se abriu às nossas exportações, os subsidios europeus, a nivel social permitiu uma maior facilidade em viajar, estudar,trabalhar. Por um lado temos desvantagens tais como o nosso país ter ficado vulnerável à entrada de produtos de concorrência de outros Estados-Membros e também como a nossa produtividade é baixa relativamente à média europeia, a concorrência não nos favorece e a perda de soberania em Portugal. Assim podemos concluir que a adesão a Portugal por um lado foi boa, mas trouxe-nos desvantagens, que foi sobretudo sofrer com a concorrência dos outros Estados-Membros, que não é lá muito favorável para Portugal.

    Maria Raquel 6C11

    ResponderEliminar
  12. A entrada de Portugal na União Europeia foi produtiva. Os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou, o nível educacional acompanhou essa subida. A entrada de Portugal para a UE teve vantagens principalmente a nível do comércio pois aumentou assim o leque de países para que podia exportar livremente sem ter de pagar taxas ou direitos aduaneiros. A livre circulação de pessoas serviços e capitais foi uma vantagem permitindo que circulassem livremente pelos países da união e permitiu abriu novas portas de trabalho e estudos. Uma desvantagem com a entrada de Portugal na U.E foi a eliminação do controlo das fronteiras pois existiu um aumento da criminalidade e a imigrações ilegais. Portugal perdeu com esta entrada toda a soberania.
    Não assume extrema importância o facto de o nosso Estado ter que obedecer a uma entidade superior. Neste momento Portugal vive uma situação de carência pois para nos continuarmos a fazer parte da união europeia , estamos neste momento sobre o apoio da TROIKA, que uma instituição que avalia a situação económica do nosso pais e ajuda com um fundo monetário

    Jorge 6c11

    ResponderEliminar
  13. Joana Silva 6A13

    A entrada de Portugal para a UE teve as suas vantagens como o aumento do comércio, o aumento do investimento estrangeiro em Portugal, a modernização das infra-estruturas, as alterações no sistema financeiro, a legislação sobre a defesa do ambiente e legislação do trabalho. Contudo, apesar das vantagens também nos deparamos com algumas desvantagens, como por exemplo: a eliminação do controlo das fronteiras levou a um aumento da criminalidade e as imigrações ilegais; o aumento da concorrência e a perda de soberania portuguesa. Em 1986 quando Portugal aderiu à UE, já se encontrava numa fase em que era excedentária em produtos agrícolas e industriais e fez com que não tivéssemos tanto dinheiro como outros países.
    Para concluir, com este número de desvantagens, a adesão à UE não foi assim tão vantajosa, pois Portugal, poderia competir com outros países se ainda tivesse como moeda oficial, o escudo, o que provavelmente evitaria esta “crise”.

    ResponderEliminar
  14. Natália Vieira 6A135 de junho de 2012 às 23:10

    No meu ponto de vista, Portugal teve algumas vantagens que não tinha antes de entrar para a UE, mas tal como vantagens deparou-se também com algumas desvantagens. Podemos abordar essas vantagens de várias formas, como por exemplo, o nível do comércio, pois aumentou a variedade de países para os quais se podia exportar sem ter de pagar algum direito aduaneiro ou mesmo alguma taxa; alterações no sistema financeiro; houve mais respeito pelos direitos humanos; uma maior facilidade em trabalhar, estudar e até mesmo viajar; uma modernização das infra-estruturas. Contrariamente ás vantagens, existem também desvantagens com esta adesão, como por exemplo, aumento da concorrência e a perda da soberania portuguesa; houve uma eliminação do controlo das fronteiras existindo assim uma maior criminalidade e imigrações ilegais.
    Contudo, Portugal vive numa situação de "crise económica", ou seja, numa situação de carência de fundos económicos, pois devido a esta crise que se instalou no nosso país, neste momento Portugal está sobre o apoio/avaliação da "TROIKA", sendo esta uma instituição que avalia a situação económica do nosso país e ajuda fornecendo assim, fundos monetários.
    Em suma, pode-se dizer que esta entrada da Portugal a 1 de Janeiro de 1986 na UE não foi assim tão vantajosa, pois se ainda estivesse instalada a moeda, escudo, provavelmente Portugal não estaria nesta "crise".

    ResponderEliminar
  15. A entrada de Portugal na U.E. deu-se a 1 de Janeiro de 1986, e foi boa para nós, pois, os direitos humanos começaram a ser respeitados, o nível de produção e económico aumentou e o nível educacional também.
    Com a sua adesão foi um dos principais beneficiários dos Fundos Estruturais e o Fundo de Coesão este que servira para ajudar o pais a desenvolver-se de forma a atingir os níveis médios de desenvolvimento da U.E. (serviram por exemplo para melhorar as redes rodoviárias, escolas e outros que ajudassem a desenvolver Portugal), beneficiou também do Plano Especial de desenvolvimento da industria Portuguesa para permitir a resposta á livre concorrência na Europa, a exposição do nosso mercado à livre concorrência dos restantes países, mas também aumentou o nosso mercado disponível. A moeda única aumentou as vantagens de ao nível das transações e do equilíbrio das taxas de juros, mas retirou um importante instrumento macroeconómico, que era o poder de decisão sobre a valorização e desvalorização da sua moeda que permitia aumentar pontualmente a competitividade dos seus produtos no mercado externo, com vista ao equilíbrio da sua balança comercial e com os evidentes ganhos ao nível do seu crescimento económico.
    Temos como sinal da presença da união europeia as boa rede rodoviária devido aos fundos da U.E. e também a presença de um organismo com ligações há U.E. o FMI que se encontra presente no nosso país de forma a avaliar a nossa evolução dando-nos outra taxe do dinheiro disponibilizado. Equipas da Comissão Europeia (CE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) estiveram em Lisboa de 22 de maio a 4 de junho para a quarta avaliação trimestral do programa económico de Portugal.
    Bruno Esteves 6C15

    ResponderEliminar
  16. José António Silva 6A136 de junho de 2012 às 19:49

    A adesão de Portugal à União Europeia trouxe algumas vantagens e desvantagens ao nosso país.
    As vantagens foram, a nível social, a adesão permitiu-nos uma maior facilidade em viajar, trabalhar, estudar; a expansão do mercado, levando com que Portugal viesse aceder a um mercado enorme que se abriu às nossas exportações; a nível do comércio pois aumentou assim o leque de países para que pudesse exportar livremente sem ter de pagar taxas ou direitos aduaneiros.
    Esta adesão também trouxe algumas desvantagens como por exemplo a eliminação do controlo das fronteiras que levou a um aumento da criminalidade e as imigrações ilegais; o facto de Portugal ter ficado vulnerável à entrada de produtos concorrenciais de outros Estados-Membros e também como a nossa produtividade é baixa relativamente à média europeia, a concorrência não nos favorece.
    Porém, podemos concluir que esta adesão por um lado foi boa mas por outro também nos trouxe algumas desvantagens que foi sobretudo sofrer com a concorrência dos outros Estados-Membros, que não é lá muito bom para Portugal.

    ResponderEliminar
  17. João Lamela 6A13

    A entrada de Portugal na União Europeia acarretou diversas vantagens, mas também algumas desvantagens para o nosso país.
    Entre as vantagens proporcionadas pela adesão à União Europeia destaca-se a expansão do mercado, que veio permitir a abertura do gigantesco mercado europeu às nossas exportações, mas também o aumento do investimento estrangeiro no nosso país e o benefício de grandes subsídios europeus, que possibilitaram, entre muitas outras coisas, a modernização de diversas infraestruturas e o crescimento da nossa economia.
    Como desvantagens é importante mencionar a perda de soberania de Portugal, o aumento da concorrência em termos de mercado, principalmente devido à falta de capacidade nacional para competir com os restantes estados-membros, e o crescimento das importações relativamente às exportações tornando a nossa balança de mercadorias deficitária.

    ResponderEliminar
  18. Portugal aderiu em 1986 à CEE, agora União Europeia. Da integração europeia houve uma “evolução globalmente positiva” como nos diz o texto. As principais vantagens da adesão foram a expansão do mercado para as exportações portuguesas que associado à modernização das infra-estruturas e outros factores levaram a alterações no sistema financeiro. Portugal tornou-se mais atractivo a quando da sua entrada para a União Europeia, aumentou o investimento estrangeiro em Portugal e disponibilizou de fundos bastante importantes para a economia portuguesa -“Com a ajuda dos fundos estruturais - a maior operação de solidariedade na história de Portugal - o país foi elevado a outro nível de expansão económica, como evidencia a convergência do seu PIB com a média comunitária”. A nível social, a qualidade de vida da população tende a melhorar cada vez mais, devido â protecção social por parte da U.E. Portugal para fazer parte da U.E teve de adoptar uma série de medidas sociais, havendo uma alteração da legislação sobre a defesa do ambiente, da legislação do trabalho entre outras “O país progrediu em termos da melhoria de indicadores de qualidade de visa e de saúde, transformou profundamente as suas condições de mobilidade / acessibilidade (...)”. Porém uma das medidas mais contestadas, foi a adopção da moeda única: o Euro. Muitos economistas apontam esta adopção como principal motivo da crise actual, porém na minha opinião a adopção da moeda única é necessária e vantajosa, aproximando a Europa, potencializando o mercado único.

    No entanto, não só de vantagens se constituí a adesão de Portugal, principalmente com os sucessivos alargamentos. Com novos países membros, maioritariamente países com economias em risco, houve uma diminuição dos fundos comunitários atribuídos a Portugal. Mais estados-membros significa a diminuição do poder político do nosso país bem como o aumento da concorrência no mercado europeu, de países cujos custos de produção são inferiores e por isso mais atractivos para as empresas. Isto é, verifica-se uma redução do investimento directo estrangeiro, quer através das deslocalizações quer nos novos investimento. A União Europeia tem crescido para leste o que leva uma periferização do país, quer geográfica quer psicológica, quer em termos das prioridades das políticas europeias.

    Por fim, verificando os prós e os contras da integração europeia de Portugal, considero que além de todas as desvantagens, esta adesão é benéfica. Assim, na minha opinião, Portugal tomou uma boa decisão em aderir e deve permanecer além das dificuldades. Como diz o povo: “para a frente é que é caminho”…

    Ana Arantes 6c15

    ResponderEliminar
  19. A adesão de Portugal à União Europeia foi vantajosa a vários níveis, no geral houve um melhoramento do nível de vida dos portugueses.
    Com os apoios comunitários concedidos a Portugal, conseguimos um melhoramento nas infra-estruturas que ligam o país, melhores condições na saúde e na educação e uma maior a aposta na cultura.
    Com a adesão a UE abrimos as nossas fronteiras ao resto da Europa o que levou a uma expansão do mercado, mais investimentos estrangeiros, logo mais postos de trabalho o que nos levava a uma melhor economia. Isto são tudo vantagens da nossa adesão mas também trouxe desvantagens quando começaram a aderir muitos países a UE pois com estes alargamentos passamos a ter menos acesso aos fundos comunitários e a ter um maior numero de países concorrentes. Era suposto Portugal conseguir sustentar-se sozinho após as ajudas da comunidade europeia mas com a crise que enfrentamos hoje em dia sabemos que Portugal ainda não é auto-suficiente.

    Carolina Azevedo 6C15

    ResponderEliminar
  20. A adesão de Portugal à União Europeia foi extremamente vantajoso para o nosso país, podemos até dizer que apenas o cumprimento dos critérios de adesão são por si só um estimulo determinante para o desenvolvimento de qualquer país.
    Portugal viu-se obrigado a realizar um conjunto de reformas aos mais diversos níveis a fim de corresponder a um conjunto de padrões de exigência fundamentais para poder integrar o grupo de Estados Membros, reformas estas que visavam contribuir para a melhor organização da administração pública portuguesa, melhores serviços, maior liberdade de expressão, maior crescimento económico, melhores salários, maior acesso à educação, entre outros.
    Como nem todos os países Membros têm os mesmo níveis de desenvolvimento foram criados fundos estruturais, Portugal tem sido bastante favorecido com esta politica que permitiu realizar grandes investimentos na modernização da indústria e assim aumentar a sua capacidade de resposta numa Europa de livre concorrência. Os fundos estruturais, entre outros investimentos, permitiram modernizar as infra-estruturas no nosso país com principal destaque para a rede rodoviária, que veio encurtar distâncias aumentando a mobilidade e as trocas comerciais.
    A adesão de Portugal a união Europeia trouxe também desenvolvimentos sociais internos tendo Portugal de adoptar uma série de medidas sociais, havendo uma alteração da legislação sobre a defesa do ambiente, da legislação do trabalho entre outras.
    Também existem algumas desvantagens com relativa importância, como por exemplo a diminuição dos fundos atribuídos a Portugal com os sucessivos alargamentos e o aumento da concorrência no mercado internacional, acrescenta-se ainda que a União europeia não dorme sobre o assunto e procura sempre soluções para tentar corrigir este tipo de questões.
    Para concluir parece-me bastante simples perceber que apesar de algumas desvantagens a adesão à União Europeia foi crucial para o desenvolvimento deste país e que Portugal estaria bem pior fora da estrutura comunitária.
    João Duarte 6C15

    ResponderEliminar