quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Actividade para os alunos do 10º ano - Economia A

Compras na Internet batem recorde em Portugal
A internet é cada vez mais um meio escolhido pelos portugueses para fazer as suas compras. No final de 2010, dois milhões de internautas nacionais terão adquirido 3,2 mil milhões de euros em bens e serviços através do seu computador pessoal, um aumento de 23% face a 2009.
Em 2005, o número de portugueses que compravam regularmente na internet representava cerca de 7% e em 2009 era cerca de 16%. Em 2015, as vendas 'online' representarão cerca de 5,9 mil milhões de euros, o que corresponde a 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Os hábitos dos portugueses têm vindo a mudar e apesar de no 'top' das vendas se manterem os livros, discos, informática e telemóveis, o vestuário e a alimentação têm crescido bastante.
Contudo, o grande destaque é o aumento da compra de serviços 'online', na área da bilhética para espectáculos, transportes, como os comboios e aviões, ou seja, todo um conjunto de serviços que não estavam disponíveis e hoje começam a ter um peso significativo.

2010-12-12, JN

M – Commerce
Depois do advento e da expansão do comércio electrónico, a chegada dos telemóveis com ligação à internet vem colocar novos desafios ao comércio. O conceito m-commerce (mobile commerce) define-se como a venda de produtos e serviços pelo consumidor através de aparelhos móveis (telemóveis e computadores portáteis). As tecnologias desenvolvidas possibilitam a compra de bens ou serviços a partir de qualquer lugar, sem que para tal o consumidor necessite de se deslocar à loja.
Novo comércio, novos consumos, Gepe (adaptado)
As novas tecnologias proporcionaram o surgimento de novos métodos de venda, nomeadamente através da internet. Num breve comentário identifica as principais vantagens e desvantagens das compras on line (até 6 de Março de 2011).

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Actividade para os alunos do 12º ano - Economia A


Primeiro Ministro demite Ministro das Finanças

O Primeiro Ministro anunciou hoje a demissão do Ministro das Finanças, na sequência dos dados publicados recentemente que indicam que o défice público atingiu, em 2010, 9,6% do PIB, e que o ano de 2011 se iniciou com mais de 600 mil desempregados, correspondentes a uma taxa de desemprego de 10,9%.

O novo Ministro das Finanças és TU, e o Primeiro Ministro pediu-te que, até 25 de Fevereiro, apresentasses um plano para diminuir a taxa de desemprego e o défice em Portugal e o publicasses aqui.

.