sexta-feira, 14 de maio de 2010

Comemoração do Dia da Europa

Comemora-se a 9 de Maio o Dia da Europa.
Neste dia recorda-se a Declaração proferida em 9 de Maio de 1950 por Robert Schuman , então Ministro Francês dos Negócios Estrangeiros, que apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas entre todos os estados Europeus, acabados de sair cinco anos antes de mais uma Guerra que a dilacerou (II Guerra Mundial). Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia, sendo, por isso Schuman considerado um dos "pais" da Europa.
Podes ler o texto integral da Declaração Schuman em http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Schuman.

Para comemorar este dia, o Subdepartamento de Economia organiza diversas actividades, nomeadamente uma exposição com trabalhos realizados pelos alunos de Economia, cinco palestras em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e um Pedipaper, em conjunto com o Subdepartamento de Geografia.

Algumas destas actividades já estão em curso, pelo que aproveitamos para agradecer a todos os alunos o interesse, o empenho e a criatividade demonstrados na elaboração dos materiais para a exposição e a participação nas palestras realizadas.
Podes ainda participar no Pedipaper sobre a União Europeia. Cria uma equipa e informa-te junto dos teus professores de Economia e de Geografia.

1 comentário:

  1. Creio que a exposição foi muito elucidativa pois ajudou os alunos a ter uma ideia mais pormenorizada acerca da história da União Europeia.Foi também muito útil porque auxiliou os participantes no pedipaper.

    Rita 6a13

    ResponderEliminar